Introdução


O Voleibol nasceu aproximadamente em 1895, numa das Associações Cristãs de Moços do Estado de Massachussets nos Estados Unidos da América, criado pelo recreador do local chamado Willian Morgan.

Não se tem registro de quando o voleibol chegou as terras brasileiras. Oficialmente a primeira competição do esporte no país foi realizada em Recife-PE, em 1915. A cada ano cresce a popularidade do voleibol no mundo.

 O objetivo desta pesquisa é conhecer a história do vôlei, suas regras e variações, a situação atual no Brasil e no mundo. Analisar o exercício físico na pratica do voleibol através de conhecimentos e princípios da biomecânica e bioenergética, entendendo o que é treino de endurance e as adaptações fisiológicas que ocorrem nos treinos aeróbicos e anaeróbicos durante o exercício e assim entendermos seus mecanismos e como o corpo e os sistemas respondem aos exercícios físicos de alto desempenho.

Explanar também sobre o condicionamento físico do atleta, como melhorar a capacidade cardiorrespiratória e cardiovascular durante o exercício agudo e as possíveis lesões ocorridas durante os jogos de vôlei. De qual é realizado o trabalho de reabilitação física, duração e técnicas aplicadas, pelo profissional fisioterapeuta para recolocar esse atleta nas quadras novamente.