História do Volei

Por Margarida Prado


           O voleibol foi inventado em 9 de fevereiro de 1895 por Willian George Margan nos Estados Unidos da América. O objetivo de Morgan, que trabalhava na ACM de Aolyoke no Massachusetts, era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários de modo a minimizar os riscos de lesão. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar de bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. O criador do voleibol faleceu em 27 de dezembro de 1942 aos 72 anos de idade.
           Não se tem registro de quando o voleibol chegou às terras brasileiras. Oficialmente a primeira competição do esporte no país foi realizada em Recife – PE em 1915.
Em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol - FIVB. Dois anos mais tarde foi realizado o primeiro campeonato mundial da modalidade, apenas para homens, em 1952 o evento foi estendido também ao voleibol feminino. Em 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos jogos olímpicos, tendo-se mantido até a atualidade.
           Em 1954, foi criada a Confederação Brasileira de Voleibol com o objetivo de difundir e desenvolver o vôlei no país. Dez anos mais tarde, o vôlei brasileiro marcou presença nos jogos olímpicos de Tóquio, quando o esporte fez sua estréia na competição.
Recentemente, o voleibol de praia, uma modalidade derivada do voleibol, tem obtido grande sucesso em diversos paises, nomeadamente no Brasil e nos EUA.
           Nos esportes coletivos a primeira medalha de ouro olímpica conquistada por um país lusófono foi obtida pela equipe masculina de vôlei do Brasil nos jogos de 1992. A proeza se repetiu nos jogos olímpicos de verão de 2004.