Principais Lesões

Por Zenilda Carvalho


Essa parte do estudo verifica as lesões mais freqüente nos atletas do vôlei que são as contusões por esforços  repetitivos ,pressões e saltos.com o objetivo de  conhecer os fundamentos que causa essas lesões  e o mecanismo dos traumas, modalidades  preventivas  e  tratamento das     lesões    descritas.

 O joelho é composto por meniscos, tendões e músculos que envolvem as articulações, e é nessas estruturas que acontece os traumas do joelho. Esses problemas se dão porque as atividades dos saltos são praticamente integrais dentro do vôlei e    uma  carga  maior,tanto na subida   quanto  na  queda.os   saltos  são  os maiores causadores  de  trauma  nesse  esportes  porque   acontece  grande  esforço  na  musculatura  desses   atletas .   Tendinite ligamentares acontecem com mais freqüências

E muito importante concentrar a prevenção nesses  atletas  onde  será   menos desgaste  na  saúde dos   mesmos. Isso  é  feito  com  a  diminuição  dos  números  de saltos, fazer   uso  de terrenos    suaves, fazer    exercício de   alongamento   para    o   quadríceps   e  de força  para os   isquotibiais . Nesse esporte os  quadríceps  são  os  mais  usados porque  são mais fortes.
  O tornozelo é formado por ligamentos, músculos e tendões envolvendo as articulações e é outra estrutura muito prejudicada. Com muita freqüência nos movimentos de supinação e no toque por eversão. É mais comum entorse e estiramento dos tendões onde os motivos são instabilidade ou ruptura  ligamentar. Pode prevenir esses acidentes com uso de tornozeleiras   para dá estabilidade  na região, deve ser feito o uso de  Tens  de solados baixos, sessões de agilidade  e flexibilidade. Fazer exercício de dorsiflexão e flexão plantar,alongando e fortalecimento  dessas   estruturas.
              Os mmss é outra área  grandemente   atingida  no jogador  de   vôlei.  O ombro tem as lesões que ocorrem por overese, resultando em Tendinite   no manguito rotador, formado   por   redondo maior, supraespinhal, infraespinhal, redondo menor e subescapular, eles fixam   a    articulação glenoumeral    e   fazem    movimento de  rotação   interna externa    do   ombro .a prevenção  de contusões nesses  músculos  conciste de sessões de força   e flexibilidade    fazendo movimentto articulare  no trabalho de  rotção externa  do  ombro  acompanhado de rotação interna;abdução do ombro   com  rotação externa   e  adução com    rotação interna.
Contusões nas mãos, as entorses nessa região apresentam poucas porcentagens.  Logo os jogadores machucam mais as mãos no bloqueio e no levantamento de hiper extensão dos dedos, geralmente na mão  esquerda  é  a mais  lesionada.  E as principais regiões é articulações interfalangianas  e  as  articulações radiocarpica.
O tratamento dessas lesões  se dá  por   cirurgias  quando necessário e especialmente  é  feito  com   os   recursos  da fisioterapia   como  ultrasons ,  correntes  russas, Forno de Bier, bolsas   e   imersão  de gelo, RPG,  Cinesioterapia, técnicas de imobilizações  e outros.