Características e Regras do Voleibol

Por Rodrigo Muniz


           O voleibol é um jogo em que os jogadores usam as mãos para tocar a bola. Porém, não é permitido segurá-la ou carregá-la. Controlada apenas por toques das mãos, a bola deve ser lançada para o campo adversário, e vice-versa, por cima da rede que divide os dois campos, até que a bola toque o chão, o voleibol é um esporte jogado entre duas equipes numa quadra dividida por uma rede.
           Uma partida é disputada com 12 jogadores, 6 em cada equipe. Cada equipe deve ser composta por 12 jogadores: 6 que iniciam o jogo (Titulares) e 6 jogadores reservas.
           O Voleibol é jogado em SETS. Quando uma equipe atinge a contagem de 25 pontos, com uma vantagem de pelo menos 2 pontos em relação ao adversário, completa-se um SET, o jogo termina com no máximo 5 sets e no mínimo 3, acaba quando uma equipe ganha 3 sets seguidos, quando ganha 3 e a outra equipe ganha 1,ou quando as equipes estão empatadas com 2 sets cada uma e assim vai pro decisivo o quinto.

2.1. Regras
2.1.1.Área do Jogo


           A área de jogo compreende a quadra de jogo e a zona livre. Ela deve ser retangular e simétrica, A quadra de jogo é um retângulo medindo 18m x 9m, circundada por uma zona livre com, no mínimo, 2m de largura, A superfície deve ser plana, horizontal, uniforme e não deve apresentar qualquer perigo de lesão aos jogadores.
           Duas linhas laterais e duas linhas de fundo delimitam a quadra. O eixo da linha central divide a quadra de jogo em duas quadras de medidas iguais, tendo, cada uma, 9m x 9m, Em cada quadra a zona de ataque é limitada pelo eixo da linha central e a linha de ataque traçada 3m atrás deste eixo.
           Uma rede é instalada verticalmente sobre o eixo da linha central. A altura da rede deve ser de 2,43m para as equipes masculinas e de 2,24m para as equipes femininas, a rede mede 1m de largura por 9,50m de comprimento, na parte superior há uma faixa horizontal branca, de 5 cm de largura.
           A antena é uma vara flexível medindo 1,80m de comprimento e 10 mm de diâmetro, duas antenas são fixadas na parte externa das faixas laterais, em cada lado da rede.
           A bola deve ser esférica, sendo sua capa feita de couro flexível ou couro sintético e a câmara interior feita de borracha ou material similar, a circunferência deve ser de 65 cm a 67 cm e o peso de 260g a 280g.

2.1.2. Participantes

           Uma equipe é constituída de no máximo 12 jogadores, um técnico, um assistente técnico, um preparador físico e um médico, um dos jogadores é o capitão da equipe e como tal deve estar indicado na súmula do jogo, cada equipe tem a opção de registrar, entre seus jogadores, um (1) jogador especializado em defesa "Líbero". Os jogadores que não estão jogando devem permanecer sentados no banco de reservas ou em sua área de aquecimento, os bancos de reservas das equipes ficam localizados em cada lado da mesa do apontador, fora da zona livre. O uniforme dos jogadores consiste em camisa, calção, meias e tênis. O capitão da equipe é identificado por uma faixa em sua camisa, de 8 cm x 2 cm colocada no peito, abaixo do número, é proibido o uso de uniformes de cor diferente dos outros jogadores, exceto o do líbero.
           Durante todo o jogo, o técnico dirige sua equipe fora da área de jogo. Ele decide a formação inicial, as substituições e solicita os tempos de descanso para dar suas instruções.
A equipe de arbitragem para um jogo é composta pelos seguintes oficiais: o primeiro árbitro, o segundo árbitro, o apontador e quatro (dois) juízes de linha

2.1.3. Formato do Jogo

           Um set (exceto o decisivo - 5º set) é vencido pela equipe que primeiro conquistar 25 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos. No caso de um empate em 24-24, o jogo continuará até que uma das equipes consiga uma vantagem de 2 pontos,um jogo é ganho pela equipe que vencer três sets, caso haja empate 2-2 em sets, um set decisivo (5º) é jogado em 15 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos. Se uma equipe recusar-se a jogar, tendo sido convocada, é declarada desistente e perde o jogo, com o resultado final de 0 - 3 e de 0 - 25 para cada set.

2.1.4.Estrutura do Jogo

           Cada equipe deve ter sempre seis jogadores na quadra de jogo, o formulário com a posição inicial indica a ordem de saque dos jogadores na quadra. Esta ordem deve ser mantida até o final do set, Antes do início de cada set, o técnico deve apresentar a formação inicial de sua equipe através do formulário de ordem de saque.
           No momento em que a bola é golpeada pelo sacador, cada equipe deve estar posicionada dentro da sua própria quadra (exceto o sacador) conforme a ordem de saque. Os três jogadores colocados ao longo da rede formam a linha de ataque e ocupam as posições 4(ataque - esquerda), 3(ataque - centro) e 2(ataque - direita), os outros três jogadores que formam a linha de defesa ocupam as posições 5(defesa - esquerda), 6(defesa - centro) e 1(defesa - direita), após o saque ser realizado, os jogadores podem se deslocar e ocupar qualquer posição dentro da sua própria quadra e na zona livre.
           Rodízio é determinado pela formação inicial e controlado através do formulário de ordem de saque, devendo ser mantida durante todo o set. Quando a equipe receptora ganha o direito de sacar, seus jogadores efetuam um rodízio, avançando uma posição, sempre no sentido dos ponteiros do relógio.
           A substituição é o ato de um jogador sair da quadra e outro ocupar o seu lugar. A substituição deve ser autorizada pelos árbitros. Cada equipe pode proceder a, no máximo, 6 substituições em cada set. Um ou mais jogadores podem ser substituídos ao mesmo tempo.

2.1.5. Situação do Jogo

           A bola está em jogo a partir do momento do golpe de saque autorizado pelo primeiro árbitro, a bola está fora de jogo a partir do momento em que uma falta é apitada por um dos árbitros; na ausência de uma falta, no momento do apito, considera-se a bola "dentro" quando toca o piso da quadra de jogo, inclusive nas suas linhas de delimitação.
           Considera-se a bola "fora" quando: A parte da bola que toca o piso está totalmente fora das linhas de delimitação da quadra; toca um objeto fora da quadra, o teto ou uma pessoa fora do jogo; toca as antenas, cabos de fixação, postes ou a própria rede, fora das faixas laterais.
           Cada equipe deve jogar dentro de sua área e espaço de jogo, a bola pode, no entanto, ser recuperada além da zona livre. Cada equipe tem o direito de tocar a bola no máximo três vezes, além do toque do bloqueio, para devolver a bola. Se mais toques são utilizados, a equipe comete uma falta de "QUATRO TOQUES", o jogador não pode tocar na bola duas vezes consecutivamente.
           Características do toque: bola pode ser tocada com qualquer parte do corpo; a bola deve ser tocada, não pode ser retida e/ou conduzida. Pode ser enviada para qualquer direção; a bola pode tocar várias partes do corpo, contanto que estes contatos ocorram simultaneamente.
           A bola enviada para a quadra adversária deve passar por cima da rede, dentro do espaço de cruzamento, Uma bola jogada de encontro à rede pode ser recuperada dentro do limite dos 3 toques da equipe, exceto no saque.
           No bloqueio, o bloqueador pode tocar a bola acima da rede no espaço do oponente, contanto que sua ação não interfira antes ou durante o golpe de ataque do adversário, é permitido invadir o espaço do adversário por baixo da rede, contanto que não interfira em sua ação de jogar.

2.1.6. Principais Movimentos

SAQUE

           O saque é a ação de colocar a bola em jogo pelo jogador de defesa direita posicionado na zona de saque. O primeiro árbitro autoriza a execução do saque após ter verificado se as duas equipes estão prontas para jogar e o sacador está de posse da bola. A bola deve ser golpeada com uma das mãos ou qualquer outra parte do braço após ser solta ou lançada ao ar com a(s) mão(s) e antes que toque outra parte do seu corpo ou o piso da quadra. No momento em que golpeia a bola ou que salta para efetuar o saque, o sacador não pode tocar a quadra de jogo (inclusive a linha de fundo) nem pisar fora da zona de saque. Após o primeiro árbitro apitar autorizando o saque, o sacador tem até 8 segundos para golpear a bola.

ATAQUE

           Toda ação de enviar a bola para a quadra adversária, à exceção do saque e do bloqueio, é considerada um ataque, durante a execução de um ataque, um leve toque ("largada") é permitido se este toque for claro e a bola não for acompanhada pela mão. Um ataque é efetivo quando a bola ultrapassa completamente o plano vertical da rede ou é tocado por um adversário, um atacante pode efetuar um golpe de ataque em qualquer altura, desde que, no momento em que tocar a bola, esteja dentro de seu espaço de jogo. Um jogador da defesa pode efetuar um ataque de qualquer altura atrás da zona de ataque, se no momento da impulsão, seu(s) pé(s) não tenha(m) tocado ou ultrapassado a linha de ataque.

BLOQUEIO

           Bloquear é a ação dos jogadores, posicionados perto da rede, de interceptar a bola vinda da quadra adversária, acima do bordo superior da rede. Somente os jogadores da linha de ataque podem completar um bloqueio, o bloqueio é efetivo quando a bola é tocada por um bloqueador, o bloqueio do saque adversário é proibido.